9/13/2020

Politicagem de Cacaulândia...

Prezados amigos! A politicagem de uma cidade com menos de dez mil habitantes é quase zero, mas quando aparece um caso pitoresco e escandaloso o alvoroço é enorme. há alguns dias atrás saiu na rádio de Jaru, municipio vizinho, se não me engano na rádio PAN de Jaru, em um debate politico uma denuncia contra cinco vereadores de cacaulândia que viajaram em plena pandemia para a cidade de Brasilia fins fazerem cursos e com dinheiro publico. Um bafafa enorme... mas o que me intrigou foi quem pagou os jornalistas para colocar essa materia no ar? Pois todos nós sabemos que ali correu dinheiro... Outro fato intrigante:ficaram na cidade quatro vereadores e a reportagem afirmou que somente uma vereadora tinha permanecido segurando a onda de toda a comunidade... Espero que estes fatos possam voltar de maneira bem suave ao debate politico de nosso municipio e conhecermos realmente quem apunhalou os nossos cinco representantes.

Ai galera, lembra do Marinheiro só, um abração...

Cacaulândia se prepara para as convenções...

AS CONVENÇÕES ANIMAM A CIDADE

Cacaulândia: Politica local começa a esquentar na cidade...

Uma comunidade rondoniense pequena mas muito participativa começa a se movimentar em busca de seus representantes locais. O encerramento da inscrição de Candidatos ao pleito se dará dia 16 de setembro. Alguns Pré candidatos já se manifestaram junto a comunidade o desejo de participar do pleito. Até agora temos conhecimento de três candidatos disputanto a vaga de prefeito: Daniel/Neuzinha/Douglas. Até o momento não temos o numero total de candidatos que disputarão as nove vagas de vereadores do municipio.

9/11/2020

Estamos retornando ao blog.

 Ficamos impossibilitados de desenvolver o nosso blog em virtudes de vários  problemas familiares mas o tempo está encarregando dessa dissipação problemática, aparentemente estamos retornando.

Agradeço a todos companheiros do blog que mesmo com minha ausência não permitiu que a ideia fosse enterrada.

Estamos juntos novamente.  Um grande abraço.  Prof. João. 

4/23/2014

Ai pessoal da Escola Chico Mendes... é para matar a saudade...


Religião da Escola Frei Henrique de Coimbra - Cacaulândia/RO


Quem  é Deus para Você?

“Frases dos  Alunos 6ºA e 6ºB”


“Ele é Mestre: ensinava com autoridade.” ( Webster Ribeiro 6ºA);

“Criador do mundo e nosso pai.” (Ana Beatriz Martins 6ºA);

“É o meu Pai e o dono do mundo.” (Larissa Dos Santos 6ºA);

“O pai de todas as Nações. Criador do Céu, da Terra e dos Mares” (Vanessa de Oliveira 6ºA);

“ Ele amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” ( Bruno Aguiar dos Santos);

“ Ele é tremendo, bondoso, carinhoso e maravilhoso. Eu admito, sem Deus eu não sou nada.” ( Gabrieli Dybalski);

“ Deus é tudo para mim.”(Gabriel Muniz);

“Ele é meu Pastor e nada me faltará.” ( Vinicius Matias);

“ Ele é quem nos criou e mandou Jesus para nos ensinar a bíblia.” ( Luca F.R L);

“ Deus nome pequeno de se dizer mas representa uma grande coisa para mim…”(Pedro Lucas) ;
                                                                                                      Prof. João Gonçalves



Textos

( trechos de redações...7º e 9º anos)
“É o Deus todo poderoso em que embora não podemos vê-lo com nossos olhos carnais, podemos vê-lo com nossos olhos espirituais e sentirmos o seu amor em nossos corações quando ele nos visita e nos alegra… (Anthony V. Rodrigues)”;

“Para mim,religião é uma crença em que as pessoas acreditam em algum Deus para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.”( Edilaine Gomes 9ºA);

“Deus é tudo na nossa vida ele põe desafios em nossas vidas para ver se somos capazes de sermos fiel a ele e seguirmos o seu caminho, a sua palavra e o sua glória.”(Luiz Antônio 7ºA);

“ Religião é um sentimento que liga o homem a Deus.” (Fernanda Soares 9ºA);

“ Religião é obedecer a Deus sobre todas as coisas .
Amar e respeitar as pessoas com quem convivemos.
Ter Deus no coração e aproveitar tudo da melhor maneira possível.
Seguir Jesus em toda a vida e deixar que ele te guie em uma única direção.
Pedir a Deus uma melhora na sua vida.
Fazer orações em qualquer momento que pudermos não só quando tivermos em apuros sabendo que só podemos sair daquela dificuldade com ajuda de Deus.Ele nos ajuda em qualquer momento mas devemos obedecer o propósito que ele quer colocar na nossa vida.” ( Raiane Kaline 9ºB);

“ Religião é você tirar um tempo para falar com Deus, pedir sua ajuda e agradecer por você está na terra.
E tudo isso ele faz sem cobrar nada da gente.
Ele está conosco pra nos proteger, se você o rejeitar como você viverá uma vida paz?

Não importa a sua religião, o importante é ter Deus no coração.”(Emanuel Zuccolotto 9ºB);

“ Existem vários tipos de religião as mais famosas são Cristianismo, Judaísmo, Islamismo. Nessas religiões cristianismo é quem acredita em Jesus Cristo  o filho de Deus.”( Ítalo 9ºB);

“ Religião é o que cada pessoa acredita…”(Alinia Alves 9ºB)

“ Para mim, religião é frequentar uma igreja, crer em Deus e falar do seu amor a outras pessoas”( Vinícius Henrique 9ºA);

“ Religião é uma coisa que todo mundo tem cada um acredita no que aprendeu quando era criança…” (Miquéias 9ºB);

“ Religião é o que você tem fé, é crer não importa … é só você crer e confiar principalmente em Deus porque ele existe e é fiel e justo…” (Mateus Rodrigues).

Religião Escola Frei Henrique de Coimbra - Cacaulândia

Quem é Deus para você?
Melhor texto
Deus e seu espírito produzem amor, alegria, delicadeza, paz, paciência, benignidade e felicidade... e contra essas coisas não existem leis.
É a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.
Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo, pois o espírito de Deus que me fez e, é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida. Deus é maior do que todas as criaturas humanas.
Por que alguém pode acusar a Deus queixando de  falta de atenção? Deus fala de várias maneiras, porém somos nós é que não lhe damos atenção.
De noite, na cama, quando dormimos um sono profundo, ele fala por meio de sonhos e visões. Deus fala aos nossos ouvidos e os seus avisos nos enchem de medo.
Ele diz: “ Não se deixe enganar pelo seu orgulho, pois só assim, eu vos livrarei da morte.”

- É isso que Deus é para mim. ( Aluna: Carla Pereira Rodrigues – 7ºA)

2/11/2014

Início das Aulas

Ai, Pessoal!
Escola Waldemiro Moura
Vamos começar a luta!

Geografia e Educação física serão nossas disciplinas iniciais para este ano.
Espero que vocês estejam descansados e dispostos a estudar.
Tudo de bom e estaremos lá. Um abração.

10/13/2013

Muito Antes de Você...

Negue 
Nelson Gonçalves

Negue o seu amor o seu carinho
Diga que você já me esqueceu.
Pise, machucando com jeitinho
Este coração que ainda é seu

Diga que meu pranto é covardia
Mas não se esqueça 
Que foi minha um dia

Diga que não me quer
Negue que me pertenceu
Que eu mostro a boca molhada
E ainda marcada
pelo beijo seu.

4/16/2011

Os sete pecados dos concurseiros

OS 7 PECADOS CAPITAIS QUE O CONCURSEIRO NÃO DEVE COMETER

Por: RIDISON LUCAS DE CARVALHO

É impossível falar sobre concursos públicos sem tocar no nome de WILLIAM DOUGLAS. Dentre os seus diversos artigos, merece destaque um que aborda sobre quais são os sete pecados capitais que o concurseiro não deve cometer. O tema é tão importante e interessante que vou resumir, aqui, as palavras do ilustríssimo autor, além de tecer alguns comentários.

Pois bem, desde pequenos ouvimos que o cometimento dos pecados capitais leva ao inferno. Quando o assunto é concurso público, primeiro passamos pelo purgatório (desânimo e vontade de desistir) e depois acabamos na reprovação (frustração).

Vejamos cada um dos pecados capitais na vida de um concurseiro.

GULA – É a pressa de passar num concurso público! Tenho certeza que vocês conhecem a seguinte frase: “concurso se faz não para passar, mas até passar”. Assim, esqueça a pressa e comece a estudar com regularidade, planejamento e antecedência. Tenha consciência que a aprovação é resultado de um processo longo, mas é algo que você (se trabalhar direito) pode contar. Não estou negando que algumas pessoas passam num concurso público com pouco tempo de estudo, mas isso é exceção.


SOBERBA - É a arrogância, o achar que já se é o "sabe-tudo", o "rei da cocada", aquele que já fechou a prova antes mesmo de fazê-la. Diversos candidatos inteligentes e bem preparados são vítimas da soberba, ao passo que os menos capazes, mas esforçados, chegam lá, assim como na história da corrida da lebre com a tartaruga. A humildade nas aulas, no estudo, nas provas, em todo o processo, enfim, é o caminho para a glória. E essa virtude eu sempre digo que é o termômetro da sua aprovação, pois a consciência de que não é o melhor vai te fazer continuar estudando e procurar melhorar. Enquanto isso, o sabe-tudo fica estacionado naquilo que ele julga suficiente para ser aprovado. Afinal, quase nunca achamos o nome nas listas de aprovados daquelas pessoas que nas aulas ficam querendo dar uma de “sabe-tudo”, muitas das vezes até esperando uma oportunidade para mostrar que sobre determinado ponto sabe mais que o professor ou até do que o autor de determinada doutrina.


PREGUIÇA – Precisa de comentários? Acho que tem muita gente lendo esta matéria que se encaixa perfeitamente no referido pecado. O remédio para isso é simples, chama-se motivação! Caso você esteja desanimado ou com vontade de desistir, lembre-se das pessoas que você mais ama e encontrará combustível extra para a batalha. Não estude para mostrar para os outros, mas sim para você mesmo acerca da sua capacidade. Boa remuneração, família, vontade de casar, mudar de vida, estabilidade, sei lá, encontre algo que te faça deixar de lado a preguiça. Lembre-se que a motivação é quase tudo no estudo... Sempre quando eu estava estudando e pensando em descansar, lembrava da história da minha família, principalmente da luta da minha mãe para poder estudar, face a falta de condições financeiras para tanto. Isso me fazia (e faz ainda) explodir de vontade de estudar para dar orgulho a ela.


INVEJA - Acontece quando o concurseiro fica vigiando a vida, os resultados e as coisas boas que os outros possuem ao invés de ir resolver a própria. Lembre-se que o seu maior concorrente é você mesmo e não aquele sentado ao seu lado na biblioteca ou na sala de um cursinho.




IRA - Representa a raiva, ódio ou desânimo pela enorme quantidade de fatos que envolvem a vida de um concurseiro, dentre eles: cansaço, dificuldades com a família ou com a matéria, falta de apoio do marido ou esposa, os absurdos ou fraudes em concursos, taxas de inscrição abusivas, professores despreparados, atraso nas aulas, falta de tempo, etc. Haja paciência! Nessas horas, não adianta “ficar irado”, o jeito é ir estudar, pois um dia a gente passa, apesar de tudo. Cair na raiva só vai fazer você desistir de estudar.

LUXÚRIA - É o lazer exagerado, as viagens, passeios, baladas e tudo o mais que é delicioso, um luxo, e que nos tira tempo e o foco para estudar. Pois bem, equilibrar estudo e lazer, administrar bem o tempo e saber estabelecer as prioridades é essencial para chegar ao sonho da aprovação (nomeação). De quantas pessoas já ouvi falar que não estudariam ou faltariam uma aula para ir tomar sorvete com o namorado(a) ou até mesmo para ir ao shopping. Quer saber um segredo? Elas não conseguiram passar, ainda!


AVAREZA – Ela tem 2 manifestações. A primeira, do candidato, quando economiza nos investimentos necessários para ser aprovado. Sobre isso já falei em matérias passadas. Ora, qual é a primeira coisa que, regra geral, um candidato pergunta numa banca de apostilas? Acho que é: QUAL O PREÇO? Ou seja, em primeiro lugar vem o valor e depois a qualidade. Lembre-se, também, que apostila não se escolhe pela beleza da capa. Atente-se que aquele investimento maior vai gerar reflexos por toda a sua vida. A segunda avareza, a pior delas, ocorre quando o concurseiro passa num concurso público e deixa de utilizar o cargo e competências dele para o bem da coletividade. Não sejamos avaros com o país, nem com o povo. Sempre peço aos meus alunos que valorizem a aprovação com trabalho, eficiência, simpatia, honestidade e entusiasmo. Cumprir o dever, e se puder, um pouco mais, sempre lembrando que a batalha foi árdua e que muitos amigos ainda estão na fila.

Para os que foram bem nas provas do Banco do Brasil. TRF da 1ª Região ou TRT da 14ª Região, parabéns! Para os demais, tenham persistência e não parem de estudar, pois vocês entraram numa fila e a esperada hora (aprovação) vai chegar, SEM GULA POR FAVOR! A desistência leva o candidato para o final da fila, fato que atrasará ainda mais a aprovação. No máximo tire um “RECESSO CONCURSAL” de alguns dias.
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Bons estudos!

Sr. dos Mnemônicos

Contato: e-mail/MSN (srdosmnemonicos@hotmail.com)

Fonte: RONDONIAGORA

Classe Social

Classe Social

Encontrar uma definição de classe social não é tarefa nada fácil, ainda mais quando o tema não gera uma definição consensual entre estudiosos das mais diferentes tradições políticas e intelectuais. Porém, uma coisa é certa! Todos estão de acordo com o fato de as classes sociais serem grupos amplos, em que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente.

Os principais conceitos de classe na tradição do pensamento social são: classe social e luta de classes de Karl Marx e estratificação social de Max Weber. De modo geral, no cotidiano, o cidadão comum tende a confundir as definições de classe social.

A concepção de organização social de Karl Marx e Friedrich Engels se baseia nas relações de produção. Nesse sentido, em toda sociedade, seja pré-capitalista ou capitalista, haverá sempre uma classe dominante, que direta ou indiretamente controla ou influencia o controle do Estado, e uma classe dominada, que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua a exploração.

Numa sociedade organizada, não basta a constatação da consciência social para a manutenção da ordem, pois a existência social é que determina a consciência. Em outras palavras, os valores, o modo de pensar e de agir em uma sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para sobreviver. Assim, as relações de produção entre os homens dependem de suas relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem ser de proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado. Os homens são diferenciados em classes sociais. Aqueles homens que detêm a posse dos meios de produção apropriam-se do trabalho daqueles homens que não possuem esses meios, sendo que os últimos vendem a força de trabalho para conseguir sobreviver. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagônicas. Essa é a concepção marxista de classe social.

Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e na modernidade, a linguagem comum confunde com frequência o uso do termo classe social com estrato social. Para Weber, a estratificação das classes sociais é estabelecida conforme a distribuição de determinados valores sociais (riqueza, prestígio, educação, etc.) numa sociedade, como: castas, estamentos e classes.

Em Weber, as classes constituem uma forma de estratificação social, em que a diferenciação é feita a partir do agrupamento de indivíduos que apresentam características similares, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.

Em se tratando de dominação de classe, estabelecer estratos sociais conforme o grau de distribuição de poder numa sociedade é tarefa bastante árdua, porque o poder sendo exercido sobre os homens, em que uns são os que o detêm enquanto outros o suportam, torna difícil considerar que esse seja um recurso distribuído, mesmo que de forma desigual, para todos os cidadãos. Assim, as relações de classe são relações de poder, e o conceito de poder representa, de modo simples e sintético, a estruturação das desigualdades sociais. Para Weber, o juízo de valor que as pessoas fazem umas das outras e como se posicionam nas respectivas classes, depende de três fatores: poder, riqueza e prestígio; que nada mais são que elementos fundamentais para constituir a desigualdade social.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP



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