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9/13/2020
Politicagem de Cacaulândia...
Cacaulândia: Politica local começa a esquentar na cidade...
9/11/2020
Estamos retornando ao blog.
Ficamos impossibilitados de desenvolver o nosso blog em virtudes de vários problemas familiares mas o tempo está encarregando dessa dissipação problemática, aparentemente estamos retornando.
Agradeço a todos companheiros do blog que mesmo com minha ausência não permitiu que a ideia fosse enterrada.
Estamos juntos novamente. Um grande abraço. Prof. João.
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Os sete pecados dos concurseiros
OS 7 PECADOS CAPITAIS QUE O CONCURSEIRO NÃO DEVE COMETER
Por: RIDISON LUCAS DE CARVALHO
É impossível falar sobre concursos públicos sem tocar no nome de WILLIAM DOUGLAS. Dentre os seus diversos artigos, merece destaque um que aborda sobre quais são os sete pecados capitais que o concurseiro não deve cometer. O tema é tão importante e interessante que vou resumir, aqui, as palavras do ilustríssimo autor, além de tecer alguns comentários.
Pois bem, desde pequenos ouvimos que o cometimento dos pecados capitais leva ao inferno. Quando o assunto é concurso público, primeiro passamos pelo purgatório (desânimo e vontade de desistir) e depois acabamos na reprovação (frustração).
Vejamos cada um dos pecados capitais na vida de um concurseiro.
GULA – É a pressa de passar num concurso público! Tenho certeza que vocês conhecem a seguinte frase: “concurso se faz não para passar, mas até passar”. Assim, esqueça a pressa e comece a estudar com regularidade, planejamento e antecedência. Tenha consciência que a aprovação é resultado de um processo longo, mas é algo que você (se trabalhar direito) pode contar. Não estou negando que algumas pessoas passam num concurso público com pouco tempo de estudo, mas isso é exceção.
SOBERBA - É a arrogância, o achar que já se é o "sabe-tudo", o "rei da cocada", aquele que já fechou a prova antes mesmo de fazê-la. Diversos candidatos inteligentes e bem preparados são vítimas da soberba, ao passo que os menos capazes, mas esforçados, chegam lá, assim como na história da corrida da lebre com a tartaruga. A humildade nas aulas, no estudo, nas provas, em todo o processo, enfim, é o caminho para a glória. E essa virtude eu sempre digo que é o termômetro da sua aprovação, pois a consciência de que não é o melhor vai te fazer continuar estudando e procurar melhorar. Enquanto isso, o sabe-tudo fica estacionado naquilo que ele julga suficiente para ser aprovado. Afinal, quase nunca achamos o nome nas listas de aprovados daquelas pessoas que nas aulas ficam querendo dar uma de “sabe-tudo”, muitas das vezes até esperando uma oportunidade para mostrar que sobre determinado ponto sabe mais que o professor ou até do que o autor de determinada doutrina.
PREGUIÇA – Precisa de comentários? Acho que tem muita gente lendo esta matéria que se encaixa perfeitamente no referido pecado. O remédio para isso é simples, chama-se motivação! Caso você esteja desanimado ou com vontade de desistir, lembre-se das pessoas que você mais ama e encontrará combustível extra para a batalha. Não estude para mostrar para os outros, mas sim para você mesmo acerca da sua capacidade. Boa remuneração, família, vontade de casar, mudar de vida, estabilidade, sei lá, encontre algo que te faça deixar de lado a preguiça. Lembre-se que a motivação é quase tudo no estudo... Sempre quando eu estava estudando e pensando em descansar, lembrava da história da minha família, principalmente da luta da minha mãe para poder estudar, face a falta de condições financeiras para tanto. Isso me fazia (e faz ainda) explodir de vontade de estudar para dar orgulho a ela.
INVEJA - Acontece quando o concurseiro fica vigiando a vida, os resultados e as coisas boas que os outros possuem ao invés de ir resolver a própria. Lembre-se que o seu maior concorrente é você mesmo e não aquele sentado ao seu lado na biblioteca ou na sala de um cursinho.
IRA - Representa a raiva, ódio ou desânimo pela enorme quantidade de fatos que envolvem a vida de um concurseiro, dentre eles: cansaço, dificuldades com a família ou com a matéria, falta de apoio do marido ou esposa, os absurdos ou fraudes em concursos, taxas de inscrição abusivas, professores despreparados, atraso nas aulas, falta de tempo, etc. Haja paciência! Nessas horas, não adianta “ficar irado”, o jeito é ir estudar, pois um dia a gente passa, apesar de tudo. Cair na raiva só vai fazer você desistir de estudar.
LUXÚRIA - É o lazer exagerado, as viagens, passeios, baladas e tudo o mais que é delicioso, um luxo, e que nos tira tempo e o foco para estudar. Pois bem, equilibrar estudo e lazer, administrar bem o tempo e saber estabelecer as prioridades é essencial para chegar ao sonho da aprovação (nomeação). De quantas pessoas já ouvi falar que não estudariam ou faltariam uma aula para ir tomar sorvete com o namorado(a) ou até mesmo para ir ao shopping. Quer saber um segredo? Elas não conseguiram passar, ainda!
AVAREZA – Ela tem 2 manifestações. A primeira, do candidato, quando economiza nos investimentos necessários para ser aprovado. Sobre isso já falei em matérias passadas. Ora, qual é a primeira coisa que, regra geral, um candidato pergunta numa banca de apostilas? Acho que é: QUAL O PREÇO? Ou seja, em primeiro lugar vem o valor e depois a qualidade. Lembre-se, também, que apostila não se escolhe pela beleza da capa. Atente-se que aquele investimento maior vai gerar reflexos por toda a sua vida. A segunda avareza, a pior delas, ocorre quando o concurseiro passa num concurso público e deixa de utilizar o cargo e competências dele para o bem da coletividade. Não sejamos avaros com o país, nem com o povo. Sempre peço aos meus alunos que valorizem a aprovação com trabalho, eficiência, simpatia, honestidade e entusiasmo. Cumprir o dever, e se puder, um pouco mais, sempre lembrando que a batalha foi árdua e que muitos amigos ainda estão na fila.
Para os que foram bem nas provas do Banco do Brasil. TRF da 1ª Região ou TRT da 14ª Região, parabéns! Para os demais, tenham persistência e não parem de estudar, pois vocês entraram numa fila e a esperada hora (aprovação) vai chegar, SEM GULA POR FAVOR! A desistência leva o candidato para o final da fila, fato que atrasará ainda mais a aprovação. No máximo tire um “RECESSO CONCURSAL” de alguns dias.
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Bons estudos!
Sr. dos Mnemônicos
Contato: e-mail/MSN (srdosmnemonicos@hotmail.com)
Fonte: RONDONIAGORA
Classe Social
Classe Social
Encontrar uma definição de classe social não é tarefa nada fácil, ainda mais quando o tema não gera uma definição consensual entre estudiosos das mais diferentes tradições políticas e intelectuais. Porém, uma coisa é certa! Todos estão de acordo com o fato de as classes sociais serem grupos amplos, em que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente.
Os principais conceitos de classe na tradição do pensamento social são: classe social e luta de classes de Karl Marx e estratificação social de Max Weber. De modo geral, no cotidiano, o cidadão comum tende a confundir as definições de classe social.
A concepção de organização social de Karl Marx e Friedrich Engels se baseia nas relações de produção. Nesse sentido, em toda sociedade, seja pré-capitalista ou capitalista, haverá sempre uma classe dominante, que direta ou indiretamente controla ou influencia o controle do Estado, e uma classe dominada, que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua a exploração.
Numa sociedade organizada, não basta a constatação da consciência social para a manutenção da ordem, pois a existência social é que determina a consciência. Em outras palavras, os valores, o modo de pensar e de agir em uma sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para sobreviver. Assim, as relações de produção entre os homens dependem de suas relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem ser de proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado. Os homens são diferenciados em classes sociais. Aqueles homens que detêm a posse dos meios de produção apropriam-se do trabalho daqueles homens que não possuem esses meios, sendo que os últimos vendem a força de trabalho para conseguir sobreviver. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagônicas. Essa é a concepção marxista de classe social.
Com o desenvolvimento do capitalismo industrial e na modernidade, a linguagem comum confunde com frequência o uso do termo classe social com estrato social. Para Weber, a estratificação das classes sociais é estabelecida conforme a distribuição de determinados valores sociais (riqueza, prestígio, educação, etc.) numa sociedade, como: castas, estamentos e classes.
Em Weber, as classes constituem uma forma de estratificação social, em que a diferenciação é feita a partir do agrupamento de indivíduos que apresentam características similares, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.
Em se tratando de dominação de classe, estabelecer estratos sociais conforme o grau de distribuição de poder numa sociedade é tarefa bastante árdua, porque o poder sendo exercido sobre os homens, em que uns são os que o detêm enquanto outros o suportam, torna difícil considerar que esse seja um recurso distribuído, mesmo que de forma desigual, para todos os cidadãos. Assim, as relações de classe são relações de poder, e o conceito de poder representa, de modo simples e sintético, a estruturação das desigualdades sociais. Para Weber, o juízo de valor que as pessoas fazem umas das outras e como se posicionam nas respectivas classes, depende de três fatores: poder, riqueza e prestígio; que nada mais são que elementos fundamentais para constituir a desigualdade social.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
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Projeto Vencedor!!! Parabéns ao 2ºano... Muito legal o trabalho apresentado.